A escola representa um universo de experiências que expandem o conhecimento das crianças sobre si mesmas, sobre o outro e sobre o mundo que as cercam. Na Educação Infantil da Escola Mario Quintana, essa jornada de aprendizado se concretiza por meio de uma pedagogia centrada na indissociabilidade entre educar e cuidar. As brincadeiras e interações se configuram como os pilares dessa etapa educacional, possibilitando às crianças a construção e apropriação do conhecimento de forma ativa e significativa.
Crianças: Protagonistas do seu Desenvolvimento
Reconhecemos as crianças como seres observadores, questionadores, capazes de formular hipóteses, tirar conclusões, fazer julgamentos, assimilar valores e, gradativamente, construir e se apropriar do conhecimento. As atividades realizadas em grupo fomentam a troca de experiências e a aprendizagem colaborativa, enquanto a brincadeira assume o papel de mediadora essencial nesse processo.
A Escola Mario Quintana garante que seus alunos vivenciem plenamente os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo eles:
1- a convivência com outras crianças e adultos, ampliando o conhecimento de si e do outro, e o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas;
2- a brincadeira, de diversas formas, em diferentes espaços, com diferentes parceiros, ampliando sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas e sociais;
3- a participação ativa nos diferentes espaços e atividades escolares, constituindo-se como um sujeito de direitos e deveres;
4- a exploração de movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia;
5- a expressão de suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões e questionamentos, por meio de diferentes linguagens;
6- o conhecimento de si e do mundo social e cultural em que vive, construindo uma imagem positiva de si e do outro.
Uma Educação Bilíngue e Integral
Na Educação Infantil da Mario Quintana, cuidar, educar/brincar e aprender se entrelaçam, proporcionando aos alunos uma rica vivência bilíngue que engloba cuidado, socialização, incentivo ao letramento, desenvolvimento da autonomia, da oralidade e da cidadania global.
Nossas Propostas para Educação Infantil são:
- aulas com duas professoras regentes, em Língua Inglesa e Língua Portuguesa;
- musicalização com repertório bilíngue;
- contato e exploração da natureza no Gardening;
- mundo da literatura com Charlie’s Reading Club;
- desenvolvimento das habilidades motoras no Body and Movement e na Educação Física;
- brincadeiras na Toy Library;
- socialização ao ar livre no Playground;
- ciências Kids;
- língua Espanhola, a partir do Pré-Inicial/K4;
- componente curricular High Five (aulas sobre autoconhecimento e inteligência emocional, universo das profissões e do trabalho, vida financeira e sustentabilidade), no Pré-Avançado/K5.
Através de um ambiente propício à interação e à brincadeira, a Educação Infantil da Escola Mario Quintana prepara seus alunos para se tornarem seres autônomos, críticos e capazes de contribuir ativamente para a sociedade.