Projeto Conexão Literária é lançado com os estudantes dos 6º anos da Escola Mario Quintana

Projeto Conexão Literária é lançado com os estudantes dos 6º anos da Escola Mario Quintana

A Escola Mario Quintana lançou oficialmente o Projeto Conexão Literária com os estudantes dos 6º anos do Ensino Fundamental. A proposta promove uma experiência de leitura interdisciplinar rica e envolvente ao longo do 2º trimestre. A obra escolhida para este ciclo foi O Menino no Alto da Montanha, de John Boyne — o mesmo autor de O Menino do Pijama Listrado.

Desde o início, os organizadores planejaram o projeto com cuidado para ampliar os horizontes dos alunos, tanto no campo literário quanto nos aspectos históricos e filosóficos. Por isso, três professores conduzem diretamente as atividades: a professora Suelen, de Língua Portuguesa e Redação; o professor Rodrigão, de História; e o professor Maurício, de Filosofia.

Uma leitura que vai além das palavras

O Menino no Alto da Montanha narra a trajetória de Pierrot, um garoto francês que, após perder os pais, passa a viver com a tia em uma casa misteriosa nos Alpes da Alemanha. Lá, ele descobre que seu novo lar pertence a ninguém menos que Adolf Hitler. A história mostra como a convivência com o regime nazista transforma o menino e revela os valores distorcidos promovidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o objetivo de garantir que os alunos compreendam o contexto histórico em que a narrativa se insere, o professor Rodrigão ministrou uma aula introdutória. Nessa aula, ele apresentou os principais acontecimentos e cenários da Segunda Guerra Mundial de forma clara e acessível. Assim, preparou os alunos para compreender o ambiente da história e favoreceu uma imersão mais profunda na leitura.

Filosofia e reflexão: uma camada a mais

A participação do professor Maurício, de Filosofia, acrescenta uma importante dimensão reflexiva ao projeto. Ele vai abordar temas como relações de poder, ética e identidade. Essas discussões permitirão aos alunos desenvolver uma leitura crítica tanto da obra quanto do período retratado. A literatura, nesse contexto, torna-se um convite à análise ética e filosófica da realidade.

Um projeto interdisciplinar que conecta saberes

Ao longo do segundo trimestre, os alunos realizarão atividades de leitura, escrita e interpretação integradas entre as disciplinas. Com isso, não apenas entenderão o enredo da obra, mas também os impactos sociais, históricos e filosóficos que ela aborda.

A proposta incentiva a participação ativa dos estudantes por meio de debates, produções textuais e momentos de reflexão coletiva. Essa abordagem estimula a construção do conhecimento de forma colaborativa, significativa e crítica.

Sem dúvida, o Projeto Conexão Literária vai além de uma leitura obrigatória. Ele representa uma verdadeira jornada formativa que conecta passado e presente, ficção e realidade, palavras e valores — despertando, assim, leitores mais conscientes e preparados para interpretar o mundo ao seu redor.