O projeto Caminhando por Pelotas, do Ensino Fundamental I da Escola Mario Quintana, nasceu da necessidade de reunir informações sobre o município e apresentá-las aos alunos de forma criativa e atualizada.
No dia 6 de junho, os alunos do 3º ano deram início ao projeto com uma palestra ministrada pela professora e historiadora Suellén De Medeiros Cortes (Suka). Durante a apresentação, foram abordadas as influências marcantes da cultura africana no contexto local, a origem do nome da cidade e os processos históricos que levaram à sua fundação. Os alunos participaram ativamente, fazendo perguntas e interagindo com a professora. Dessa forma, essa troca enriqueceu ainda mais o debate.
Posteriormente, no dia 13 de junho, os estudantes realizaram uma visita à Charqueada São João, construída em 1810 e reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN. O local preserva suas características arquitetônicas originais, além de um acervo histórico importante sobre o Ciclo do Charque. A visita teve como objetivo aprofundar o estudo sobre a origem e o desenvolvimento histórico de Pelotas. Por meio disso, os alunos, durante a visitação guiada, tiveram contato direto com elementos que compõem a identidade da cidade.
As vivências práticas proporcionadas pelo projeto permitiram um contato mais próximo e significativo com a história local. Com isso, por meio de atividades interativas, visitas guiadas e experiências imersivas, os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre o patrimônio histórico e cultural. Além disso, essa aproximação com o passado fortaleceu o senso de pertencimento e também despertou o interesse e o respeito pela identidade da cidade.
Assim, ao vivenciarem de forma concreta os elementos que marcaram a formação de Pelotas, os alunos desenvolveram uma nova forma de olhar para o lugar onde vivem.