Charlie’s Reading Club: Um Componente Curricular Autoral

Charlie’s Reading Club: Um Componente Curricular Autoral

Um componente curricular autoral é uma parte do currículo escolar criado de forma personalizada, levando em conta as necessidades, contextos e interesses específicos dos alunos e da comunidade escolar – característica muito presente nas ações pedagógicas da Escola Mario Quintana. Diferente dos componentes curriculares tradicionais, que seguem diretrizes nacionais ou estaduais, o componente curricular autoral permite uma maior flexibilidade e inovação na abordagem pedagógica. Nossa escola, visando o desenvolvimento do letramento bilíngue, criou uma proposta única a partir da nossa mascote bilíngue: a Charlie, uma Buldogue Inglês muito esperta e comunicativa, vinda da Inglaterra, e que faz parte da rotina e das temáticas semanais dos alunos, ajudando-os a construírem seus aprendizados bilíngues.

Nossa Currículo Bilíngue Integrado conta com um componente curricular autoral: o Charlie’s Reading Club, o clube de leitura da nossa mascote Charlie. A partir das Histórias Infantis em Língua Inglesa, originárias de diversos países e autores, nossos alunos ampliam seu repertório linguístico bilíngue. Além de oportunizar um ambiente acolhedor, prazeroso e divertido, o contato com essas histórias contribui para a aprendizagem da língua adicional e oportuniza o desenvolvimento da comunicação e do agir no mundo, estimulando a imaginação, a criatividade, o contato e o respeito com a diversidade, as diferentes maneiras de ser, estar e agir no mundo, contribuindo também para o desenvolvimento integral da criança.

Um componente curricular autoral em Língua Inglesa como o Charlie’s Reading Club oferece uma oportunidade única para adaptar o currículo às necessidades específicas dos alunos e da comunidade escolar. Componentes como esse permitem uma abordagem mais envolvente e relevante, promovendo um aprendizado significativo e estimulante. O Charlie’s Reading Club conta com um planejamento cuidadoso por meio de temáticas integradas, com a participação ativa de todos os professores e alunos envolvidos e com muita disposição para inovar através de aulas por meio de recursos tecnológicos.