Conexão Literária 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental – Explorando Clássicos da Literatura Brasileira para além da memorização

Conexão Literária 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental – Explorando Clássicos da Literatura Brasileira para além da memorização

A literatura tem o poder de nos transportar para diferentes tempos, espaços e realidades. Por isso, o projeto “Conexão Literária” surge como uma iniciativa para valorizar os clássicos brasileiros, promovendo leitura e discussão.

No 1º trimestre, os alunos do 8º e 9º ano da Escola Mario Quintana se dedicarão à leitura e análise de Várias Histórias, de Machado de Assis, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Dessa forma, o projeto busca estimular o pensamento crítico e ampliar a compreensão sobre a literatura.

Além disso, mais do que preparar para provas, o estudo dessas obras desde o Ensino Fundamental incentiva reflexões sobre questões sociais, políticas e individuais. Assim, os alunos percebem a literatura como parte de uma discussão maior sobre a condição humana, e não apenas como um conteúdo a ser memorizado.

Machado de Assis: Ironia e Crítica Social

Considerado um dos maiores escritores da literatura mundial, Machado de Assis criou personagens complexos e fez críticas afiadas à sociedade de sua época. Nesse sentido, Várias Histórias apresenta contos que misturam ironia, análise social e um olhar profundo sobre a natureza humana.

Graciliano Ramos: Realismo e Linguagem Precisa

Por outro lado, Graciliano Ramos se destacou pelo realismo social e pela escrita concisa. Em Vidas Secas, ele retrata a luta de uma família sertaneja contra a seca e a miséria, evidenciando as desigualdades e a desumanização causadas por condições adversas. Portanto, essa obra proporciona uma leitura impactante e essencial para a compreensão do Brasil.

O Impacto da Leitura Clássica

Para tornar a experiência ainda mais enriquecedora, o “Conexão Literária” promove rodas de conversa, encontros virtuais e produção de textos. Com isso, o projeto aproxima os alunos da literatura brasileira, incentivando não apenas o hábito da leitura, mas também a capacidade de argumentação e interpretação.

Por fim, ler os clássicos permite entender o presente e se preparar para o futuro com mais consciência e sensibilidade. Dessa maneira, o projeto convida os alunos a embarcarem nessa jornada literária e a descobrirem, nas páginas de Machado, Graciliano e outros autores, um reflexo de sua própria existência.