Nos dias 8 e 15 de junho, os alunos do Ensino Médio da Escola Mario Quintana realizaram o terceiro simulado SAS/Enem. Com critérios de avaliação idênticos aos do Enem, incluindo o cálculo da TRI (Teoria de Resposta ao Item) e o desenvolvimento de competências e habilidades, o exame consistiu em quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, além de uma prova de redação.
No primeiro dia, os alunos enfrentaram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação. Já no segundo dia, foram aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O propósito do simulado é proporcionar aos alunos a oportunidade de testarem seus conhecimentos em um formato similar ao das provas oficiais do Enem.
Segundo Rodrigo Duval, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, além de se familiarizarem com os critérios de avaliação, os alunos praticam a gestão do tempo necessário para cada prova, dividindo-o entre as provas objetivas e a prova de redação. \”O planejamento durante o simulado contribui para o controle da ansiedade, permitindo que o aluno realize o exame com mais serenidade. Quanto mais simulados o aluno realizar, melhor será sua habilidade e desempenho no Enem\”, concluiu Duval.
Os simulados são parte integrante da preparação dos alunos para o Enem, funcionando como uma ferramenta essencial para a identificação de áreas que precisam de melhorias. Cada simulado oferece um feedback detalhado, permitindo que os alunos e professores identifiquem os pontos fortes e fracos no desempenho acadêmico. Esse processo de avaliação contínua é crucial para ajustar os métodos de ensino e aprendizagem ao longo do ano.
Além disso, a realização dos simulados ajuda os alunos a se adaptarem ao ambiente de prova, que é caracterizado por longos períodos de concentração, e à necessidade de lidar com a pressão do tempo. Essa familiaridade com o formato da prova e as condições do exame é fundamental para reduzir a ansiedade e melhorar a confiança dos alunos no dia do Enem.
Os resultados dos simulados também são utilizados pela escola para orientar atividades de reforço e revisões específicas, focadas nas dificuldades identificadas durante os testes. A partir dessas informações, são organizados grupos de estudo e sessões de tutoria para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de melhorar seu desempenho.
Além do apoio acadêmico, a escola oferece workshops e palestras sobre técnicas de estudo, gerenciamento do tempo e estratégias para a redação, que são componentes importantes para o sucesso no ENEM. Essas iniciativas visam proporcionar uma preparação abrangente, que vai além do conhecimento teórico, preparando os alunos de forma holística para o exame.