A Literatura como ponte entre leitura e realidade
Na Escola Mario Quintana, o projeto Conexão Literária tem promovido uma experiência marcante de aprofundamento na leitura e de valorização do protagonismo estudantil dos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. No encerramento do 1º trimestre, os alunos participaram com excelência das bancas avaliativas do projeto. Nelas, apresentaram os trabalhos finais desenvolvidos a partir dos livros lidos ao longo do período.
Mais do que relatar as leituras, os estudantes defenderam oralmente suas interpretações. Com isso, estabeleceram relações críticas e sensíveis entre as obras e o mundo atual. Esse exercício revelou maturidade, criatividade e argumentação, aproximando a literatura da vida cotidiana de forma significativa.
Processo acompanhado e colaborativo
Desde a escolha dos livros até a preparação das apresentações, os professores acompanharam de perto os alunos nas áreas de Linguagens e demais componentes curriculares. Além disso, as leituras ganharam força com bate-papos interdisciplinares. Essas conversas promoveram conexões com temas da atualidade, como questões sociais, históricas e filosóficas, ampliando o olhar dos estudantes sobre as obras.
A banca avaliadora contou com o professor orientador dos trabalhos escritos e com professores convidados. Eles trouxeram diferentes olhares e questionamentos, tornando o momento ainda mais rico e desafiador para os alunos.
Oratória como prática progressiva
Um dos principais objetivos do projeto é estimular, desde o 5º ano, o desenvolvimento progressivo das habilidades de oratória – competência cada vez mais valorizada no meio acadêmico e profissional. Ao falar em público, defender argumentos e responder com clareza e segurança, os alunos exercitam autoconfiança, escuta ativa e organização do pensamento.
As bancas do Conexão Literária oferecem uma excelente oportunidade para consolidar essa prática de forma natural ao longo da trajetória escolar.
Banca de defesa: espaço de expressão e construção de sentido
As apresentações se tornaram verdadeiros momentos de expressão. Os estudantes demonstraram como a leitura os tocou e provocou reflexão. Cada fala revelou interpretações distintas e conexões únicas a partir de uma mesma obra, o que destacou a riqueza da literatura como ferramenta de formação humana.
Para muitos, esse momento também representou a superação de desafios pessoais, como o medo de falar em público. Além disso, possibilitou o desenvolvimento de habilidades como síntese, argumentação e escuta – competências essenciais dentro e fora da escola.
Leitura que transforma
A Escola Mario Quintana celebra com entusiasmo os resultados do projeto Conexão Literária neste trimestre. Acreditamos que ler vai além de decifrar palavras – é um ato de descoberta, escuta e transformação. Quando essa leitura é compartilhada, debatida e sentida coletivamente, ela se torna ainda mais poderosa.
Por isso, seguimos confiantes de que, por meio da literatura, formamos leitores críticos, comunicadores conscientes e cidadãos preparados para os desafios do século XXI.
Porque aqui, leitura e vida caminham lado a lado.