Projeto de Leitura: ler é uma aventura – 4º ano Ensino Fundamental

Projeto de Leitura: ler é uma aventura – 4º ano Ensino Fundamental

Neste 2º trimestre, o Projeto de Leitura tem como objetivo realizar uma integração do 2º ao 9º ano, fazendo um resgate à memória do poeta Mario Quintana. O projeto também faz uma relação com os 30 anos do seu falecimento e com os 30 anos da nossa escola.

Mario Quintana, o “poeta das coisas simples”, foi um escritor modernista, jornalista e tradutor brasileiro. Ele foi um dos maiores poetas do século XX. O livro “Só meu” reúne poemas e frases de Mario Quintana e coloca ao alcance das crianças o universo lírico do poeta. O Projeto de Leitura é também um projeto gráfico, com a intenção de permitir que os jovens leitores interajam, desenhem e deixem seu registro criativo. Por isso, há páginas em branco para essa interação, respeitando, assim, o que o próprio autor acredita ser um livro de poemas.

Para Quintana: “Os livros de poemas devem ter margens largas e muitas páginas em branco nas páginas impressas, para que as crianças possam enchê-las de desenhos, os quais passarão também a fazer parte dos poemas…”

A poesia permite explorar e expressar sentimentos, emoções e experiências por meio das palavras, o que ajuda o leitor a entender melhor o que está sentindo. Além disso, os versos estimulam a imaginação e encorajam as crianças a pensar fora da caixa, expressando o que sentem e veem de forma criativa.

Explorando o Mundo da Imaginação

Ler um poema é explorar tudo o que existe ou é passível de existência no mundo mágico da imaginação. Com seu enorme bom humor, Quintana escreveu vários poemas e contos dedicados às crianças. Logo, possibilitar a leitura de “Só meu” significa exercitar ludicamente a sensibilidade e a imaginação.

Os principais objetivos do Projeto de Leitura são, portanto, desenvolver o hábito e o prazer pela leitura, bem como oportunizar aos alunos do Ensino Fundamental da Escola Mario Quintana a leitura de obras de variados gêneros literários e autores.