A Importância da Educação Infantil: Uma Abordagem Ativa e Centrada na Criança

A Importância da Educação Infantil: Uma Abordagem Ativa e Centrada na Criança

A escola representa um universo de experiências que expandem o conhecimento das crianças sobre si mesmas, sobre o outro e sobre o mundo que as cercam. Na Educação Infantil da Escola Mario Quintana, essa jornada de aprendizado se concretiza por meio de uma pedagogia centrada na indissociabilidade entre educar e cuidar. As brincadeiras e interações se configuram como os pilares dessa etapa educacional, possibilitando às crianças a construção e apropriação do conhecimento de forma ativa e significativa.

Crianças: Protagonistas do seu Desenvolvimento

Reconhecemos as crianças como seres observadores, questionadores, capazes de formular hipóteses, tirar conclusões, fazer julgamentos, assimilar valores e, gradativamente, construir e se apropriar do conhecimento. As atividades realizadas em grupo fomentam a troca de experiências e a aprendizagem colaborativa, enquanto a brincadeira assume o papel de mediadora essencial nesse processo.

A Escola Mario Quintana garante que seus alunos vivenciem plenamente os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo eles:

1- a convivência com outras crianças e adultos, ampliando o conhecimento de si e do outro, e o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas;

2- a brincadeira, de diversas formas, em diferentes espaços, com diferentes parceiros, ampliando sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas e sociais;

3- a participação ativa nos diferentes espaços e atividades escolares, constituindo-se como um sujeito de direitos e deveres;

4- a exploração de movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia;

5- a expressão de suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões e questionamentos, por meio de diferentes linguagens;

6- o conhecimento de si e do mundo social e cultural em que vive, construindo uma imagem positiva de si e do outro.

Uma Educação Bilíngue e Integral

Na Educação Infantil da Mario Quintana, cuidar, educar/brincar e aprender se entrelaçam, proporcionando aos alunos uma rica vivência bilíngue que engloba cuidado, socialização, incentivo ao letramento, desenvolvimento da autonomia, da oralidade e da cidadania global.

Nossas Propostas para Educação Infantil são:
  • aulas com duas professoras regentes, em Língua Inglesa e Língua Portuguesa;
  • musicalização com repertório bilíngue;
  • contato e exploração da natureza no Gardening;
  • mundo da literatura com Charlie’s Reading Club;
  • desenvolvimento das habilidades motoras no Body and Movement e na Educação Física;
  • brincadeiras na Toy Library;
  • socialização ao ar livre no Playground;
  • ciências Kids;
  • língua Espanhola, a partir do Pré-Inicial/K4;
  • componente curricular High Five (aulas sobre autoconhecimento e inteligência emocional, universo das profissões e do trabalho, vida financeira e sustentabilidade), no Pré-Avançado/K5.

Através de um ambiente propício à interação e à brincadeira, a Educação Infantil da Escola Mario Quintana prepara seus alunos para se tornarem seres autônomos, críticos e capazes de contribuir ativamente para a sociedade.