Turmas do 4º ano realizam “Troca-Troca” de brinquedos: Aprendendo com o passado e construindo um futuro mais sustentável

Turmas do 4º ano realizam “Troca-Troca” de brinquedos: Aprendendo com o passado e construindo um futuro mais sustentável

Os alunos do 4º ano da Escola Mario Quintana, em conjunto com suas professoras regentes, organizaram uma atividade de troca-troca de brinquedos e objetos. O objetivo era estimular a troca de itens que já não estavam sendo utilizados, promovendo a reflexão sobre o consumo e o reaproveitamento.

Uma Viagem ao Passado para Compreender o Presente

No primeiro momento, os alunos do Ensino Fundamental foram instigados a fazerem reflexões sobre a origem do comércio e como essa prática se expandiu ao longo da história. Eles relembraram as aulas sobre o escambo, uma forma de comércio antiga baseada na troca de serviços e/ou bens, na qual produtos eram trocados sem o uso de dinheiro.

As crianças aprenderam que, no escambo, o valor dos produtos nem sempre é igual. O importante é que ambas as partes estejam satisfeitas com a troca.

Troca, Interação e Reflexão

Em seguida, os alunos puderam explorar os objetos trazidos pelos colegas e avaliar as possibilidades de troca. Incentivados a ponderar sobre a equivalência e a justiça das trocas, eles se engajaram em um momento de interação, diálogo e reflexão sobre o consumo consciente.

Como a troca dependia da vontade de cada um, o valor financeiro dos brinquedos não era levado em consideração. O que importava era o valor simbólico que cada criança atribuía ao seu objeto.

A atividade despertou a curiosidade dos alunos, que se depararam com uma variedade de opções. Em alguns casos, eles realizavam uma troca e logo depois partiam em busca de outra, trocando novamente.

Diversão, Aprendizado, Sustentabilidade e Consumo Consciente

É importante destacar que a troca de brinquedos também é uma forma de diversão. Por meio dessa experiência educativa, as crianças puderam dar novos significados aos seus objetos sem a necessidade de comprar novos.

Ao final da atividade, os alunos realizaram diversas trocas e puderam compreender como essa prática funcionava no passado. Além disso, perceberam que a troca é uma forma de reaproveitar objetos, promover a solidariedade, preservar o meio ambiente e repensar as relações de consumo na sociedade.

Na Escola Mario Quintana, o aprendizado vai além das salas de aula. Valorizamos e priorizamos as mais diversas formas de conhecimento, impulsionando nossos alunos a se tornarem cidadãos completos: conscientes, humanos, responsáveis e íntegros. Esse é o nosso compromisso!