As atividades lúdicas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Uma prática comum e bastante apreciada é a troca de figurinhas, que vai muito além de simplesmente completar um álbum.
A troca de cartas, figurinhas e adesivos entre crianças, em período de alfabetização, é uma atividade encantadora e repleta de benefícios. Por isso, a fim de incentivar e enriquecer a experiência dos nossos alunos, proporcionamos às turmas de 1º ano do Ensino Fundamental um momento para explorarem essa prática com muita diversão.
Negociação, interação e muita troca
Essa atividade de troca de figurinhas estimulou a interação entre os alunos, promovendo também a comunicação, o compartilhamento e o trabalho em equipe. Durante essas trocas, as crianças desenvolveram habilidades sociais importantes, como a negociação, a empatia e o respeito mútuo. Além disso, a troca de figurinhas também estimulou o raciocínio lógico, a organização e a concentração dos pequenos.
A criatividade e a imaginação estavam presentes em cada momento, por meio de cenários, personagens e aventuras, tornando a troca ainda mais especial. Além disso, a atividade requer atenção e paciência, o que é valioso para o desenvolvimento motor e cognitivo.
Além de cartas, eles podem realizar a troca de figurinhas e adesivos, criando uma outra forma de interação e permitindo que as crianças encontrem parceiros para trocar suas coleções.
Ao participar desse tipo de atividade, as crianças exercitam a paciência e a tolerância. Aprendendo a lidar com diferentes opiniões e preferências. Essa também pode ser uma excelente oportunidade para trabalharmos temas como a cooperação, a solidariedade e o senso de coletividade.
Aprendendo enquanto brincam
É importante ressaltar que, além de ser uma diversão para os alunos, a atividade de trocar figurinhas pode ser incorporada de forma educativa no ambiente escolar. Os professores podem aproveitar esse interesse dos estudantes para abordar outros temas, como Matemática (por meio da contagem e classificação das figurinhas), Língua Portuguesa (escrevendo sobre as coleções) e até mesmo Ciências (discutindo sobre os temas das figurinhas).
Como a troca é de acordo com a vontade de cada criança, não é levado em consideração nesse processo o valor financeiro, apenas o valor simbólico que as próprias crianças dão a cada figurinha.
A ação também despertou a curiosidade dos alunos, uma vez que eram muitas opções para troca. Em determinados momentos, os alunos fizeram uma troca, e em seguida analisavam outra possibilidade, trocando novamente.
Em resumo, a troca de cartas colecionáveis, figurinhas e adesivos é uma maneira lúdica de aprendizado, expressão e conexão com os outros e foi o maior sucesso na Mario Quintana!