Na educação, nada é mais empolgante do que ver a imaginação dos alunos ganhar vida por meio de projetos criativos. Recentemente, os alunos do 5º ano da Mario Quintana se aventuraram em uma atividade que combinou aprendizado, criatividade e trabalho em equipe: a construção de uma maquete de circo!
Um desafio empolgante
O projeto começou na aula de Arte com a professora Pâmela. Ao introduzir o capítulo sobre ARTE CIRCENSE, ela percebeu o interesse dos alunos ao debaterem os elementos clássicos do circo. Assim, eles estudaram a construção artística de palhaços, trapezistas, animais e a estrutura com tendas coloridas. Além disso, a professora foi além, discutindo o impacto social e histórico desses eventos.
Com base nessas aulas, foi planejado o projeto: criar uma maquete detalhada que representasse um circo em toda a sua glória. A tarefa, porém, não era apenas construir uma maquete visualmente impressionante, mas também incorporar a criatividade e o conhecimento adquirido.
Planejamento e execução
Primeiramente, divididos em grupos, os alunos começaram a planejar a maquete. Eles discutiram quais atrações e características gostariam de incluir, como a tenda principal, arquibancadas, picadeiro e bastidores. Em seguida, cada membro do grupo assumiu responsabilidades específicas, como desenhar, cortar, pintar e montar as peças. Além disso, eles tiveram atividades para concluir em casa, o que permitiu mais tempo para aperfeiçoar o trabalho.
O planejamento, portanto, exigiu que os alunos usassem habilidades de matemática para calcular dimensões e escalas, além de promover a colaboração e comunicação eficaz. Dessa forma, eles tiveram uma oportunidade perfeita para aplicar conceitos acadêmicos em um projeto prático.
Criatividade em ação
À medida que as maquetes ganhavam forma, a sala de arte se transformou em um estúdio de artesanato por vários dias. Utilizando materiais variados como papelão, tinta, glitter e tecidos, os alunos criaram detalhes fascinantes.
Além disso, alguns alunos fizeram apresentações sobre o que cada parte da maquete representava, explicando as funções das diferentes atrações e os desafios enfrentados. A imaginação e o entusiasmo dos alunos eram evidentes em cada detalhe, refletindo o esforço e a dedicação ao projeto.
Resultados e reflexões
Finalmente, o projeto culminou em uma exibição para alunos de outros segmentos, que puderam admirar as maquetes e ver o trabalho árduo dos colegas.
Além das criações visuais alegres e belíssimas, a construção do circo em maquete fortaleceu habilidades importantes, como o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a aplicação prática de conceitos aprendidos.
Por fim, a construção da maquete de circo pelos alunos do 5º ano foi muito mais do que uma atividade prática. Foi uma experiência de aprendizado enriquecedora, que uniu criatividade, conhecimento e colaboração. Projetos como esse mostram o valor que a Mario Quintana atribui ao ensino baseado em projetos, onde os alunos não apenas aprendem sobre um tema, mas o vivenciam de forma envolvente.
Portanto, fiquem ligados para mais projetos inspiradores dos nossos alunos. A construção criativa faz parte do Ensino Fundamental na Mario Quintana.