Projeto Literário do 3º Ano do Fundamental: Ciranda Mágica e Outros Poemas

Projeto Literário do 3º Ano do Fundamental: Ciranda Mágica e Outros Poemas

Um encontro com a poesia

Na terça-feira, dia 06/05, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Mario Quintana participaram de uma atividade especial com a professora Thaís, para dar início ao projeto de leitura do livro “Ciranda Mágica e Outros Poemas”. O encontro teve como objetivo aproximar os alunos da poesia de forma leve, criativa e envolvente.

Imaginar é o primeiro passo

A proposta começou com um convite à imaginação. A professora pediu que todos fechassem os olhos e visualizassem personagens poéticos: como seriam? Que cores teriam? Seriam grandes, pequenos, engraçados ou misteriosos? Essa pausa para imaginar despertou a curiosidade e ajudou a criar o clima para o que viria a seguir.

Em seguida, a professora conversou com os alunos sobre as sensações que um poema pode despertar — como ele nos leva a imaginar outros lugares, reviver lembranças e sentir diferentes emoções. De forma simples e envolvente, explicou o que caracteriza um poema, destacando elementos como o ritmo, as rimas, as repetições e o uso criativo das palavras.

Os alunos participaram com interesse, fazendo comentários, tirando dúvidas e dizendo o que achavam mais interessante nos textos apresentados. Cada um escolheu o poema que mais gostou, mostrando envolvimento com o tema e atenção ao conteúdo.

A conversa foi bastante produtiva e serviu como um excelente ponto de partida para o projeto. A partir dessa experiência inicial, os alunos serão convidados posteriormente a mergulhar no universo da poesia por meio de leituras, escutas e produções próprias.

Mais do que ler, sentir a poesia

Muito mais do que ler poemas, a proposta do projeto de leitura é despertar o olhar poético nas crianças, mostrando que a poesia está presente no cotidiano, nas palavras, nas ideias, nas sensações e até nos pequenos detalhes ao nosso redor. A Escola Mario Quintana valoriza a leitura como caminho para o desenvolvimento cultural e incentiva seus alunos a vivenciarem a arte em suas múltiplas formas.