Projeto “How I Feel/Como Eu Me Sinto” trabalha as emoções da Educação Infantil na Escola Mario Quintana

Projeto “How I Feel/Como Eu Me Sinto” trabalha as emoções da Educação Infantil na Escola Mario Quintana

Sentimentos em foco

Os alunos do Pré-Inicial/Kinder 3, da Escola Mario Quintana, vivenciaram momentos divertidos e significativos ao explorar o fascinante mundo dos sentimentos. Por meio de brincadeiras, atividades e rodas de conversas, as crianças foram incentivadas a conhecer, compartilhar, validar e nomear suas emoções em diferentes momentos.

Projeto”How I Feel/Como Eu Me Sinto”: entendendo os sentimentos

O projeto “How I Feel/Como Eu Me Sinto” teve início com a hora do conto bilíngue “The Color Monster Goes to School” e prosseguiu pelo campo mágico das emoções. Inspiradas pelos Monstrinhos das Emoções, personagens desse livro encantador, as crianças mergulharam nesse tema profundo e desafiador. Além disso, a presença dos Monstros das Cores no “Circle Time” se tornou rotina, o que permitiu a cada aluno expressar e discutir seus sentimentos.

Cores e Sensações: atividades interativas para compreender emoções e promover a calma

As turmas confeccionaram um Termômetro das Emoções Interativo, no qual cada emoção foi representada por uma cor, conforme o livro “O Monstro das Cores” (rosa = amor, verde = calma, azul = tristeza). Além disso, a mistura de todas as cores representava uma emoção “confusa”, significando que o aluno ainda não conseguia identificar o que estava sentindo. Essa criação proporcionou momentos de troca e conexão entre as crianças, permitindo conversas e validação dos sentimentos.

Simultaneamente, com a confecção da Garrafa Sensorial da Calma, que trabalhou as habilidades manuais e a concentração, os alunos do Pré-Inicial/Kinder 3 experimentaram uma estratégia lúdica e orgânica de autorregulação e relaxamento.

Exposição “How I Feel/Como Eu Me Sinto” na Escola Mario Quintana

Ao final do primeiro semestre, a Escola Mario Quintana realizou uma encantadora exposição dos trabalhos do projeto “How I Feel/Como Eu Me Sinto”. Dessa forma, as famílias puderam explorar e levar para casa os jogos e atividades criados pelas crianças, estendendo o diálogo sobre sentimentos para o ambiente familiar. Essa prática se mostrou crucial, pois lidar de forma saudável com as emoções contribui significativamente para o desenvolvimento do autoconhecimento, uma habilidade essencial para a vida adulta.

Desenvolvendo habilidades socioemocionais na Educação Infantil

A infância é marcada por emoções intensas e, por vezes, muito desafiadoras para as crianças. Por isso, esse projeto continuará ao longo do ano, oferecendo uma abordagem divertida e leve para explorar a expressão das emoções de nossos alunos. Assim, esse enfoque ajudará as crianças a entenderem e gerenciarem melhor seus sentimentos, preparando-as para lidarem com os impactos emocionais e desafios da vida desde cedo.