Projeto “Eu Sou do Sul”: alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I exploram cultura e tradição

Projeto “Eu Sou do Sul”: alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I exploram cultura e tradição

As turmas do 4º ano do Ensino Fundamental I da Escola Mario Quintana deram início ao projeto “Eu Sou do Sul”, que tem como principal objetivo explorar e valorizar aspectos culturais, históricos, sociais, econômicos e territoriais do Rio Grande do Sul.

Descobrindo nossas raízes

Para abrir o projeto, recebemos a professora e historiadora Suéllen De Medeiros Cortes, que apresentou aos alunos um panorama histórico sobre o estado. Durante a conversa, os estudantes conheceram marcos importantes da história gaúcha, entendendo melhor as raízes do povo sul-rio-grandense, suas lutas, conquistas e identidade cultural.

Esse tipo de conhecimento não apenas amplia a compreensão sobre o passado, como também fortalece o orgulho pela história local. Além disso, ajuda a desenvolver uma visão mais consciente sobre a importância do Rio Grande do Sul no cenário brasileiro.

Povos que formaram o Rio Grande do Sul

Em um segundo momento, os alunos participaram de uma aula especial com o professor Rodrigo Moraes – o nosso querido Rodrigão. Nessa conversa, foram abordados os diferentes povos que contribuíram para a formação do estado.

Inicialmente colonizado por portugueses e espanhóis, o Rio Grande do Sul também recebeu grande influência de imigrantes europeus, como alemães e italianos. Esses povos trouxeram suas línguas, tradições e costumes, moldando a cultura, a economia e o jeito de viver do povo gaúcho.

Conhecimento com significado

O projeto seguirá ao longo do semestre com atividades interativas, pesquisas e vivências que tornarão o aprendizado ainda mais significativo. Assim, os alunos poderão conhecer melhor o lugar onde vivem e reconhecer sua identidade cultural com respeito, curiosidade e orgulho.