O retorno às aulas trouxe uma novidade que, no início, causou estranhamento entre os estudantes: a restrição do uso de celulares durante o período escolar. O que parecia um desafio virou uma mudança positiva, promovendo mais foco, atenção nas aulas e resgatando algo essencial: a interação social nos intervalos.
Retomando o protagonismo do Ensino-Aprendizagem
Com a limitação dos celulares, professores logo notaram melhora na concentração. As distrações diminuíram, e os alunos passaram a participar mais das atividades, interagir com os colegas e aproveitar melhor os momentos em sala de aula.
Reaprendendo, retomando o “brincar”, papear e interagir
Sem as telas, estudantes do Fundamental ao Médio redescobriram brincadeiras e conversas cara a cara. Futebol, amarelinha, pega-pega, jogo de botão e cartas voltaram à rotina. Os espaços antes silenciosos agora vibram com risadas e diálogos animados.
Um ano decisivo
Famílias e educadores veem a mudança como um avanço na valorização do convívio social. Em um tempo em que a tecnologia muitas vezes afasta, a escola mostra como a presença e a troca são fundamentais para o desenvolvimento emocional e social.
Tecnologia com propósito
Portanto, a Escola Mario Quintana segue acompanhando de perto os efeitos dessa iniciativa, e os resultados até agora têm sido extremamente positivos. Certamente, reforçamos que não deixaremos de utilizar tecnologias aptas ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Seremos cautelosos ao exigir que professores planejem atividades que usufruam da sala de informática e demais espaços que ofereçam essas ferramentas.