A Escola Mario Quintana, por meio do Centro Psicológico de Pesquisa e Extensão (CPPE), desenvolve diversos projetos ao longo do ano. Um deles é o “Espelho… espelho meu, o que vejo, o que sinto?”, direcionado aos alunos da Educação Infantil, com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais.
O projeto tem como objetivo principal ensinar os alunos a reconhecerem, nomearem e validarem suas emoções, além de abordar questões relacionadas ao convívio diário.
É Fundamental Trabalharmos as Emoções no Ambiente Escolar
Trabalhar com as competências socioemocionais na escola, especialmente com alunos da Educação Infantil, é indispensável, pois a infância é um período crucial para o desenvolvimento emocional das crianças. É nessa fase que elas começam a aprender a lidar com suas próprias emoções e a compreender as emoções dos outros.
A importância desse projeto reside no fato de que as emoções são inatas ao ser humano, e aprender a lidar com elas desde cedo é essencial para o desenvolvimento saudável do indivíduo. Além disso, situações cotidianas, que ocorrem na vida escolar, podem desencadear uma variedade de emoções e pensamentos nos alunos. Dessa forma, é fundamental que eles tenham as habilidades necessárias para lidar com essas emoções de forma construtiva.
Ao ensinar as crianças a reconhecerem, expressarem e validarem as suas emoções e as dos colegas, a escola estará auxiliando na construção de relacionamentos saudáveis. Quando uma criança sente que as suas emoções são reconhecidas e respeitadas pelos outros, ela percebe que está sendo valorizada e aceita no ambiente, fortalecendo assim os laços de amizade e confiança, o que pode contribuir na redução de reações impulsivas das crianças.
Com isso, será possível fortalecer as relações sociais com os colegas e construir um ambiente de aprendizagem acolhedor, com uma base sólida para o desenvolvimento acadêmico, social e emocional das crianças ao longo de suas vidas.