Encerramento do Projeto de Leitura: “Mário Quintana na Mario Quintana – 30 anos de inspirações”

Encerramento do Projeto de Leitura: “Mário Quintana na Mario Quintana – 30 anos de inspirações”

Após meses de imersão nas palavras e sentimentos de um dos maiores poetas brasileiros, chegamos, finalmente, neste sábado, 31/09, ao tão esperado fim do projeto de leitura do 2º trimestre do Ensino Fundamental II. Este projeto foi inteiramente dedicado ao incomparável Mário Quintana. Coincidentemente, este momento especial marcou também os 30 anos da Escola Mario Quintana, celebrados em 30 de julho, bem como os 30 anos de falecimento do poeta.

Portanto, para os alunos do 5º ao 9º ano, essa jornada foi muito mais do que apenas uma leitura de poemas. De fato, foi um verdadeiro encontro com a essência de um dos poetas mais queridos do Brasil. Sua obra, que transcende tanto o tempo quanto o espaço, encanta não apenas pela simplicidade, mas também pela profundidade emocional. Esses elementos ressoam profundamente na vida de cada estudante da Escola Mario Quintana.

OBJETIVO

Desde o início, o objetivo central do Projeto de Leitura foi, antes de mais nada, explorar a magia das palavras de Quintana. Ele possuía um olhar atento às sutilezas da vida, além de uma habilidade única de transformar o cotidiano em poesia. Com o acompanhamento diário dos professores de Linguagem, juntamente com o apoio das outras áreas do conhecimento, os alunos puderam mergulhar na história do poeta, assim como em suas próprias jornadas como estudantes da Escola Mario Quintana.

CONTATO COM A POESIA

Além disso, Mário Quintana, com sua incomparável capacidade de tocar o coração de pessoas de todas as idades, revelou-se como o guia ideal para essa aventura literária. Especialmente para muitos alunos que, de fato, tiveram seu primeiro contato com a poesia durante o projeto. Seus versos, muitas vezes marcados por uma melancolia doce e um humor sutil, proporcionaram uma experiência não apenas rica, mas também diversificada.

Durante o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de ler e refletir sobre uma cuidadosamente selecionada coleção de poemas. Esses poemas abordavam desde a simplicidade dos pequenos momentos até a complexidade das grandes questões da vida. Dessa forma, obras como “Melhor de Mário Quintana”, “Poemas para ler na escola”, “Preparativo de viagem” e “Antologia Poética” ofereceram uma visão verdadeiramente abrangente do talento de Quintana. Sua capacidade de capturar tanto a beleza quanto a ironia do mundo foi amplamente explorada.

EXPERIÊNCIA LITERÁRIA – releituras e críticas

Além das leituras individuais, promovemos, ainda, discussões em grupo. Esses momentos foram fundamentais, pois permitiram que os alunos compartilhassem suas interpretações e sentimentos sobre os poemas. Ademais, essas conversas revelaram como a poesia de Quintana pode ressoar de maneiras inesperadas e profundamente pessoais. Nesse contexto, as atividades incluíram:

  • Para os 5ºs anos, a releitura de poesias por meio de fotografias dos alunos durante a vida escolar.
  • Para os 6ºs anos, a releitura de obras em telas com aquarela, em parceria com a professora Pâmela, de Artes.
  • Para os 7ºs anos, a criação de vídeos encenando os poemas escolhidos, em parceria com o professor Rodrigão, de História.
  • Para os 8ºs anos, a crítica literária por meio de um artigo de opinião.
  • Para os 9ºs anos, o início de uma Literatura Comparada, que muniu os alunos com habilidades para fazer analogias entre Mário Quintana e outros gêneros literários.
VIAGEM NO TEMPO, NA HISTÓRIA, NOS CORAÇÕES… NAS EMOÇÕES

Por fim, o encerramento do projeto de leitura do Ensino Fundamental II, com as BANCAS DE DEFESA, não representa um adeus às palavras de Mário Quintana. Pelo contrário, é, antes de tudo, um convite para que elas continuem a ressoar e inspirar.

Assim como qualquer grande obra literária, a produção de Quintana deixa uma marca duradoura. Portanto, esperamos que cada aluno leve consigo um pedaço dessa mágica literária. O contato com seus poemas não só enriqueceu o vocabulário e a compreensão do mundo, mas também ressaltou, com clareza, a importância de ver a beleza nas pequenas coisas. Além disso, reforçou o valor inestimável do poder das palavras.

Por isso, agradecemos sinceramente a todos que participaram e contribuíram para o sucesso deste projeto. Que as lições e emoções evocadas por Mário Quintana continuem a iluminar os caminhos dos nossos jovens leitores. Encerramos este Projeto de Leitura com profunda gratidão e a certeza de que a poesia tem o poder de transformar e inspirar. Foi exatamente assim que aconteceu com todos nós ao longo dessa jornada. A Escola Mario Quintana se orgulha de honrar um dos maiores poetas da nossa Literatura, tanto no nome, quanto na sala de aula, e, sem dúvida, na formação dos nossos jovens!