CPPE Project: What do I see? What do I feel?

CPPE Project: What do I see? What do I feel?

A importância da educação emocional na Educação Infantil

A Educação Infantil representa a base sobre a qual todo o percurso educacional se constrói. Desde essa fase inicial, as crianças adquirem conhecimentos e desenvolvem habilidades sociais e emocionais essenciais para sua formação integral. Por isso, a Escola Mario Quintana dedica-se a promover projetos que favorecem o desenvolvimento emocional desde cedo.

Projetos que vão além da educação

Entre essas iniciativas, destaca-se o Projeto “Bullying, Eu Não Faço!”, que incentiva o respeito mútuo e a valorização das diferenças, ajudando as crianças a promover uma convivência mais saudável. Além disso, para complementar, foi criado o projeto integrado “Mirror, mirror on the wall, who am I? (Espelho, espelho meu, quem sou eu?) CPPE Project: What do I see? What do I feel?” (O que eu vejo? O que eu sinto?), com o objetivo de estimular o autoconhecimento emocional e a empatia desde os primeiros anos escolares.

Emoções apresentadas de forma lúdica

Para alcançar esse objetivo, as crianças exploram emoções básicas como Love, Joy, Anger, Fear, Sadness e Disgust (Amor, Alegria, Raiva, Medo, Tristeza e Nojo). Essas emoções são trabalhadas por meio de histórias, brincadeiras, músicas e rodas de conversa. Dessa forma, cada emoção é vivenciada de forma lúdica e significativa, respeitando o estágio de desenvolvimento infantil.

Observação e identificação das emoções

Durante esse processo, os pequenos são incentivados a observar suas próprias expressões e a identificar como as emoções se manifestam em situações do cotidiano. Com o tempo, compreendem que todas as emoções são válidas e necessárias, pois ajudam a entender melhor o mundo ao redor e a si mesmos.

Empatia e relações saudáveis

Ao mesmo tempo, ao reconhecer e validar suas emoções, as crianças dão um passo importante no desenvolvimento da empatia: a habilidade de se colocar no lugar do outro. Como resultado, tornam-se mais preparadas para construir relações saudáveis, baseadas no respeito e na compreensão mútua.

Um espaço de expressão e escuta

Além disso, o projeto promove um ambiente onde os alunos se sentem à vontade para falar sobre o que sentem, ouvir os colegas e valorizar os diferentes modos de expressar as emoções. Com isso, tornam-se mais seguros, respeitosos e conscientes de suas atitudes.

Educar também é cuidar da saúde emocional

Por fim, aqui na Mario Quintana, acreditamos que educar também é cuidar da saúde emocional. Afinal, fortalecer o equilíbrio emocional das crianças é prepará-las para enfrentar os desafios do futuro com empatia, autoconfiança e responsabilidade.