CPPE Project: LIFE VALUES – Desenvolvendo valores e empatia no Ensino Fundamental I

CPPE Project: LIFE VALUES – Desenvolvendo valores e empatia no Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental I, que reúne alunos do 1º ao 3º ano, fortalecer os vínculos afetivos é essencial. Essa fase marca o início das descobertas, da formação de amizades e da busca por pertencimento. Na Escola Mario Quintana, o projeto “Bullying, eu não faço!” ganha destaque nessa etapa, estimulando o respeito e a convivência saudável entre os alunos.

Refletindo sobre valores e convivência

Com o objetivo de promover a reflexão e a vivência de valores fundamentais, como respeito, empatia e valorização das diferenças, o CPPE, juntamente com a equipe pedagógica, desenvolveu o projeto integrado LIFE VALUES ao longo do primeiro semestre.

Durante as atividades, os alunos participaram de dinâmicas que mostraram a importância de respeitar as diferenças, sejam elas culturais, físicas, emocionais ou de opinião.
Esses momentos ajudaram as crianças a perceber que cada pessoa é única e traz consigo uma história que merece ser valorizada.

Aprendendo com as diferenças

Os estudantes também compreenderam que as diferenças nos tornam especiais. Dessa forma, cada aluno, com seu “jeitinho de ser”, contribui para o crescimento coletivo e fortalece as habilidades sociais e emocionais do grupo. Essas reflexões mostraram que a diversidade enriquece o convívio e favorece o aprendizado mútuo.

Resolvendo desafios do dia a dia

As turmas analisaram situações do cotidiano em que valores como respeito e empatia se mostraram desafiadores. A partir dessas discussões, um fluxograma de soluções foi criado para auxiliar em maneiras práticas de lidar com conflitos e desafios diários. Dessa maneira, aprenderam a agir com responsabilidade e cooperação, tanto dentro quanto fora da escola.

Desenvolvendo empatia e consciência

A empatia foi um dos temas centrais do projeto. Os alunos exercitaram a capacidade de se colocar no lugar do outro, reconhecendo e valorizando suas emoções. Como resultado, os estudantes desenvolveram maior consciência sobre o impacto de suas atitudes e compreenderam a importância de ações cuidadosas.

Fortalecendo laços e convivência

O projeto proporcionou momentos de autoconhecimento e fortaleceu os vínculos entre alunos e equipe escolar. Assim, o ambiente escolar tornou-se mais acolhedor, solidário e cooperativo. Ao final das atividades, os alunos demonstraram maior consciência sobre suas ações e reafirmaram que respeito e empatia são essenciais para uma convivência harmoniosa.