Na última semana, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Mario Quintana participaram de uma atividade especial fora do ambiente escolar. Nesse contexto, visitaram o Museu de Tecnologia e Ciências da PUC-RS, em Porto Alegre.
Aprendizado além da sala de aula
A visita foi organizada pelos professores de Matemática e Ciências. O principal objetivo era permitir que os estudantes da Mario Quintana explorassem experimentos, observassem fenômenos físico-químicos e algumas situações de aplicabilidade de frações de maneira prática. Assim, os conteúdos vistos em sala se tornaram experiências concretas e interativas.
Durante o passeio, os monitores do museu explicaram detalhes sobre os experimentos e instalações. Além disso, os próprios alunos participaram ativamente, testando equipamentos e fazendo perguntas. Dessa forma, para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, essa interação direta com a ciência ampliou a curiosidade e o entendimento dos temas abordados.
Convivência e integração
Ademais, as saídas escolares, no entanto, não servem apenas para o aprendizado acadêmico. Elas também são momentos importantes de convivência e integração entre os colegas. Pensando nisso, uma monitora de Psicologia acompanhou os alunos durante todo o passeio. Seu papel foi apoiar e orientar as interações sociais, promovendo o respeito e a cooperação.
Durante o trajeto e a visita, os estudantes conversaram, compartilharam dúvidas e se ajudaram. Essa troca fortalece o vínculo do grupo e ajuda a construir um ambiente escolar mais colaborativo.
Discussões e reflexões no retorno
Quando voltaram para a escola, os alunos trouxeram consigo novas perguntas e reflexões. Assim, as experiências vividas no museu geraram debates importantes, tanto sobre ciência quanto sobre convivência.
Os professores aproveitaram esse retorno para ampliar as discussões em sala de aula. Assim, o passeio foi transformado em aprendizado, fortalecendo o vínculo entre prática e teoria, além de reforçar a importância do trabalho em grupo e da escuta ativa.
Um dia inesquecível
A ida ao Museu de Tecnologia e Ciências da PUC-RS foi mais do que um simples passeio para os alunos do 6º ano da Escola Mario Quintana. Desse modo, foi um momento de aprendizado vivenciado de forma concreta, além de uma oportunidade para estreitar laços entre os colegas e os professores.
Atividades como essa seguem sendo valorizadas pela Escola Mario Quintana. Afinal, aprender também significa conviver, experimentar e refletir, dentro e fora da sala de aula.