Adaptação Escolar
Neste início de ano letivo, a adaptação escolar na Educação Infantil está em andamento na Mario Quintana. Esse processo é crucial para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, especialmente ao ingressar em um novo ambiente. O Centro Psicológico de Pesquisa e Extensão (CPPE), juntamente com a Coordenação Pedagógica e os professores, atuam diretamente com pais e alunos, criando estratégias que visam o conforto, a segurança e o bem-estar das crianças, facilitando a transição para a vida escolar.
Com uma escuta ativa e acolhedora, a equipe busca compreender as emoções e inseguranças dos pais neste momento, oferecendo orientação e feedbacks ao longo da tarde.
É comum que as crianças sintam medo de se separar dos pais, estranhem a nova rotina ou tenham dificuldades para interagir com os colegas. O CPPE orienta as famílias sobre como lidar com essas situações, oferecendo ferramentas para apoiar os filhos de forma acolhedora e respeitosa.
Apoio à Criança
Além do suporte à família, a equipe observa as reações das crianças e identifica sinais de dificuldade. Estratégias personalizadas são elaboradas para cada criança, como momentos de acolhimento individual, redução de carga horária, um “colinho” aconchegante dos responsáveis e atividades para integração social. Criar uma atmosfera tranquila com rituais diários é essencial para ajudar as crianças a se sentirem mais seguras. Portanto, comunicação constante entre a escola e a família é fundamental para alinhar as necessidades da criança.
O Processo de Adaptação
A adaptação escolar não é um processo linear, e cada criança reage de maneira única. Com o suporte adequado e estratégias individualizadas, as crianças superam suas ansiedades e se integram ao ambiente escolar de forma saudável. Isso favorece o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, essenciais ao longo de sua trajetória escolar.