O primeiro mês na Educação Infantil da Escola Mario Quintana

O primeiro mês na Educação Infantil da Escola Mario Quintana

O início na escola é um período de descobertas e desafios. Para muitas crianças, essa é a primeira experiência longe dos pais, e, mesmo para aquelas que estão retornando, esse momento pode despertar sentimentos variados, como curiosidade, empolgação e até insegurança.

A equipe da Escola Mario Quintana, composta pela Coordenação Pedagógica, professores e profissionais do Centro Psicológico de Pesquisa e Extensão (CPPE), desempenha um papel essencial na adaptação das crianças. Com acolhimento e carinho, auxiliam tanto os pequenos quanto suas famílias a se sentirem seguros e confiantes nesse novo ambiente.

Brincar e Aprender: a rotina na Educação Infantil

O aprendizado na Educação Infantil acontece de forma lúdica e envolvente. Atividades bilíngues, como músicas, contação de histórias e brincadeiras nas praças e brinquedotecas, tornam as tardes mais leves e prazerosas. Além disso, uma rotina estruturada ajuda as crianças a se sentirem seguras e confortáveis, facilitando sua adaptação.

Com o tempo, elas passam a interagir, compartilhar brinquedos e criar laços com os colegas. Essas primeiras amizades são essenciais para o desenvolvimento social e emocional. Cada pequeno avanço — desde entrar na escola sem chorar até participar ativamente das atividades — representa uma grande conquista.

Aos poucos, o ambiente escolar se transforma em um espaço de pertencimento, aprendizado e alegria. O primeiro mês na Educação Infantil é, acima de tudo, um período de novas experiências, onde, com atenção e afeto, a escola se torna um lugar onde a criança se sente feliz, segura e pronta para crescer.