Projeto Mundo em Foco: Análise das competências e habilidades do ENEM

Projeto Mundo em Foco: Análise das competências e habilidades do ENEM

No dia 31 de agosto, alunos da Escola Mario Quintana, do 1º e 2º ano do ensino médio participaram do projeto \”Mundo em Foco\”, uma iniciativa que analisou as competências e habilidades exigidas pelo ENEM na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O projeto dividiu-se em duas partes principais: apresentação escrita e apresentação oral.

Objetivo do projeto

O \”Mundo em Foco\” teve como principal objetivo preparar os alunos para os desafios do ENEM, aprofundando o conhecimento sobre as competências e habilidades cobradas na prova de Linguagens. Além disso, o projeto buscou oferecer uma compreensão abrangente das exigências do exame e desenvolver habilidades essenciais para uma comunicação eficaz.

Preparação da apresentação escrita

Os alunos começaram o projeto elaborando uma análise escrita. Nesse trabalho, revisaram detalhadamente os conteúdos abordados nas disciplinas de português, literatura, arte e redação. Assim, a análise escrita explorou como cada uma dessas áreas contribui para o exame e como os alunos podem se preparar melhor para as questões relacionadas.

Realização da apresentação oral

Na etapa seguinte do projeto, os alunos realizaram uma apresentação oral diante de uma banca de professores especializados nas áreas de português, literatura, arte e redação. Durante essa fase, tiveram a oportunidade de apresentar suas descobertas, responder perguntas e demonstrar suas habilidades de comunicação. A banca avaliou a apresentação com foco na clareza, argumentação e capacidade de engajar o público.

Impacto e resultados

O \”Mundo em Foco\” impactou significativamente o desenvolvimento acadêmico dos alunos da Mario Quintana. O projeto não só os preparou para o ENEM, mas também aprimorou suas habilidades de comunicação e análise crítica. Além disso, ofereceu uma visão prática das competências exigidas pelo exame, aumentando a confiança dos alunos para enfrentar futuros desafios acadêmicos e profissionais.