Os projetos de leitura vêm se mostrando como ferramentas essenciais na promoção do hábito da leitura e na formação de leitores críticos e apaixonados. Isso é essencial, principalmente na sociedade tecnológica e imediatista que forma nossas crianças e jovens.
Por isso, na Mario Quintana, do Ensino Fundamental I até o 2º ano do Ensino Médio, exploramos literaturas dos mais variados gêneros.
A escolha dos livros
É fundamental escolher livros que sejam relevantes e atraentes para o público-alvo, logo nossa equipe de professores está sempre atualizada. Nesse aspecto, professores leem, discutem e selecionam obras de acordo com cada segmento, relacionadas ao objetivo pretendido e, obviamente, ao conteúdo que se queira discutir.
Planejamento literário: estratégias para formar leitores
Além de incentivar a leitura, esses projetos criam uma conexão profunda entre o leitor e o livro, estimulando o prazer pela leitura e o desenvolvimento de habilidades críticas. Na Mario Quintana, os alunos leem um livro por trimestre, selecionado pelos professores de Linguagens. Para complementar a experiência, são realizadas palestras, bate-papos e até saídas pedagógicas relacionadas ao tema do livro. Tudo isso integrado ao contexto da obra escolhida, proporcionando ao aluno o ambiente essencial para atingir o objetivo desejado: desenvolver um leitor.
Banca de defesa
Além disso, como atividade final de cada projeto de leitura, da 5º série do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, os professores promovem BANCAS DE DEFESA para concluir a leitura e análise crítica dos alunos. Nessa etapa, professores e especialistas são convidados a compor a mesa que avalia O DOMÍNIO DO CONTEÚDO DA OBRA, as RELAÇÕES PROMOVIDAS, a CRITICIDADE e a ORATÓRIA (vocabulário, postura, vestimenta e estratégias de persuasão) dos alunos. Sem dúvidas, esse é um dos nossos diferenciais para a formação profissional do aluno.
Responsabilidade Social: o foco em desenvolvermos leitores críticos
Diante das escolhas, a equipe da Mario Quintana, desde o 2º ano do Ensino Fundamental, vislumbra projetos de leitura que também tenham um impacto significativo no desenvolvimento pessoal dos participantes. A partir disso, eles incentivam a empatia e o respeito; incitam contato com as diversidades ao expor os leitores a diferentes perspectivas e culturas. Ainda, retomam a história do país e do mundo, reforçam a identidade e conscientizam sobre ações equivocadas. Assim, eles melhoram a capacidade de concentração e análise crítica, desenvolvendo habilidades sociocomunicativas. Tudo pensado com o propósito de formar seres humanos mais evoluídos cognitiva e socialmente.