O ensino de robótica e cultura maker tem se destacado como uma abordagem dinâmica e educativa, promovendo não apenas habilidades técnicas, mas também competências essenciais para a formação linguística do aluno. Ao integrar o inglês nesse contexto, a robótica e a cultura maker se tornam ferramentas poderosas para o desenvolvimento dos estudantes.
Sendo assim, realizar essa integração com o inglês é o objetivo da Escola Mario Quintana nas aulas de Robotics & Maker no currículo bilíngue e na vivência de Robotics and Programming, que abrange alunos do 4° ao 6° ano do Ensino Fundamental.
Nas aulas de robótica, os alunos se deparam com o desafio de construção de um protótipo – um experimento exploratório e/ou investigativo – que possa resolver um problema. Esse problema deve ser solucionado da maneira mais eficaz e criativa possível.
Ao aprender robótica em Língua Inglesa, os alunos desenvolvem diversas habilidades:
- Criatividade: Expandem o vocabulário técnico e expressam ideias inovadoras ao projetar e construir soluções práticas utilizando robótica.
- Raciocínio Lógico: Aplicam raciocínio lógico para resolver problemas complexos e compreendem comandos e algoritmos em inglês, desenvolvendo habilidades matemáticas e de resolução de problemas.
- Trabalho em Equipe: Facilitam a comunicação em equipe e promovem habilidades sociais essenciais para o mercado de trabalho por meio de projetos colaborativos.
- Noção de Protagonismo: Assumem papéis ativos no processo de aprendizagem e articulam suas ideias de forma assertiva em inglês, desenvolvendo confiança e senso de protagonismo.
A integração da robótica com o inglês na Escola Mario Quintana não se limita ao aprendizado linguístico; ela fortalece competências cognitivas e interpessoais. Com isso, os alunos exploram conceitos de engenharia e ciência enquanto aprimoram suas habilidades de leitura, escrita, audição e fala em um contexto técnico e motivador.