Escola Mario Quintana está promovendo a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).

Escola Mario Quintana está promovendo a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).

A Escola Mario Quintana está promovendo, de forma significativa, a participação ativa dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um evento de grande importância no cenário educacional brasileiro. Esse envolvimento busca não apenas elevar o interesse dos estudantes pela Matemática, mas também descobrir e incentivar novos talentos nessa área do conhecimento.

Os desafios da OBMEP

No último dia 4 de junho, quarenta estudantes do Ensino Médio da Escola Mario Quintana participaram da 1ª fase dessa prestigiada competição. Essa fase inicial é crucial, pois serve como uma triagem para identificar os alunos que demonstram maior domínio e interesse pela matéria, oportunizando-lhes o avanço para a fase seguinte.

A OBMEP, em sua 19ª edição, adota o tema “somando novos talentos para o Brasil”. Esse tema reflete o compromisso da competição com a descoberta e o incentivo de jovens promissores em todo o país. Na Escola Mario Quintana, quarenta alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio se inscreveram para participar desse desafio, demonstrando um interesse significativo pela Matemática – um número expressivo de inscritos que indica o empenho e a seriedade com que a escola encara a competição e a educação de seus alunos.

O evento tem como foco principal estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem a curiosidade e o interesse tanto de professores quanto de estudantes. Ao propor desafios matemáticos instigantes, a OBMEP visa transformar a forma como a Matemática é percebida e estudada, tornando-a mais atrativa e acessível.

A OBMEP consiste em duas fases distintas: a primeira, realizada no dia 4 de junho, é composta por questões objetivas que testam o conhecimento e a habilidade dos alunos em resolver problemas de forma rápida e eficiente. Já a segunda fase, agendada para 19 de outubro, incluirá questões dissertativas que exigem um maior aprofundamento e compreensão dos conceitos matemáticos. Essa fase final é uma oportunidade para os estudantes demonstrarem suas habilidades de raciocínio lógico e de resolução de problemas de maneira mais detalhada e elaborada.

A Escola Mario Quintana, comprometida com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento integral de seus alunos, ofereceu uma preparação intensiva para os testes. Foram realizados encontros semanais na escola, onde os alunos tiveram a oportunidade de estudar e se preparar de forma adequada para a competição. Sob a orientação dedicada da professora Luzia Rodrigues, o grupo de estudos se engajou em atividades que estimulavam o trabalho individual e em equipe, explorando uma variedade de questões matemáticas.

Tais encontros não apenas ajudaram os alunos a se prepararem melhor para a OBMEP, mas também promoveram um ambiente colaborativo e de apoio mútuo. A professora Luzia Rodrigues, com sua vasta experiência e conhecimento, desempenhou um papel fundamental ao orientar os estudantes, ajudando-os a desenvolverem suas habilidades matemáticas e a se prepararem mental e emocionalmente para os desafios da competição.

Além disso, a participação na OBMEP proporciona aos alunos uma valiosa experiência que vai além da sala de aula. Eles têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações novas e desafiadoras, o que contribui para o crescimento acadêmico e pessoal. A Escola Mario Quintana, ao incentivar essa participação, reafirma seu compromisso com a formação de alunos críticos, criativos e preparados para enfrentar os desafios do futuro.