Projeto de Leitura “Uma Colcha para Cobrir o Mundo”: Uma Jornada de Aprendizado e Conscientização

Projeto de Leitura “Uma Colcha para Cobrir o Mundo”: Uma Jornada de Aprendizado e Conscientização

A turma do 3º ano do Ensino Fundamental escolheu o livro “Uma colcha para cobrir o mundo”, de Eleonora Medeiros, para dar início ao Projeto de Leitura.

Esse livro apresenta uma temática fundamental sobre os cuidados necessários com o nosso mundo, bem como as relações de afeto que cultivamos com as pessoas à nossa volta e as boas atitudes que devem ser levadas adiante. O livro conta a história de uma avó, que confecciona uma colcha para cobrir o mundo, e de sua neta, que viaja com imaginação por meio das cores e das costuras.

O livro proporcionou várias atividades envolventes e inspiradoras durante o trimestre na Escola Mario Quintana, as quais contribuíram muito para o desenvolvimento do projeto. 

Conversa com a autora:

A autora Eleonora Medeiros presenteou-nos com uma contação de histórias mágica, introduzindo os personagens e cenários do livro. Além disso, foi um momento único para os alunos adquirirem seus exemplares autografados.

Visitantes especiais:

A avó do aluno Mateus compartilhou sua paixão pela costura, demonstrando seu tear e convidando alguns alunos a tecerem juntos. Recebemos também a Kika, mãe do aluno Tomáz, que apresentou o Projeto “Quadradinhos do Bem”, onde são confeccionadas colchas a partir de quadradinhos de lãs e crochê, para pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse projeto iniciou na pandemia, como forma de deixar mais alegre a vida de várias famílias.

Oficina de costura:

Com a ajuda da costureira Tatiane, exploramos o universo das linhas e agulhas, aprendendo técnicas e descobrindo a beleza desse ofício. Com muitas conversas, relatos de experiências e da costura de retalhos, os alunos se comprometeram a ajudar o próximo, arrecadando novelos de lã.

Reflexões para o Futuro

O projeto nos motivou a refletir sobre nossos desejos para um mundo melhor, começando pelas relações mais próximas, como família, vizinhos e escola. Além disso, os alunos identificaram ações que já realizam para que o mundo seja um lugar diferente e o que ainda podem melhorar nas suas relações.

“Uma colcha para cobrir o mundo” não se limitou às páginas do livro. Transformou-se em um movimento de união, amor e proatividade, tecendo um futuro mais esperançoso para todos.